b agile

Por Mariana Falcão 3 de janeiro de 2025
Extintores de Incêndio em 2025: Anéis e lacres na cor púrpura – entenda a importância e esteja em conformidade
Por Mariana Falcão 2 de janeiro de 2025
Gestão de Riscos Psicossociais no trabalho: como evitar multas com as novas exigências da NR 01 em 2025
Por Mariana Bormio 1 de dezembro de 2024
DEZEMBRO VERMELHO: mês de combate à AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Por Mariana Falcão 1 de novembro de 2024
Novembro Azul
Por Mariana Falcão 1 de outubro de 2024
Outubro Rosa
Por Mariana Bormio 4 de setembro de 2024
Setembro Amarelo: a responsabilidade das empresas no combate ao suicídio 
Por Mariana Bormio 30 de agosto de 2024
Agosto Laranja - Inclusão no ambiente de trabalho
Por Mariana Bormio 30 de agosto de 2024
A profissão de Ergonomista ganha CBO
Por Mariana Bormio 2 de maio de 2024
Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2024
Por Mariana Bormio 14 de novembro de 2023
GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E APRENDIZAGEM POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO
Por Mariana Bormio 2 de setembro de 2018
Segurança do Trabalho. Ergonomia. Normas Regulamentadoras. PGR. AET. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia. Sustentablidade.
Trabalho de teleatendento: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica
Por Mariana Bormio 19 de dezembro de 2009
Trabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica

Médicos residentes: Estudo ergonômico a respeito da qualidade de vida e bem-estar

Um dos setores que mais crescem mundialmente e o de serviços relacionados ao teleatendimento. A importância de tal crescimento é tamanha, que em 2007 o Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro criou um segundo anexo para a Norma Regulamentadora - NR 17, que enfoca o tema ergonomia, no qual define parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento / telemarketing nas suas diversas modalidades de serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Em contramão ao contexto apresentado, pode-se dizer que são poucos os estudos relacionados ao tema no Brasil, sendo que os poucos existentes apresentam-se restritos a um tipo de enfoque, sendo os mais comuns os de caráter antropométrico ou psicológico. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o ambiente de callcenter, especificamente o teleatendente, de maneira a desenvolver um método de avaliação ergonômica, capaz de realizar diagnósticos a respeito da interface atividade, o posto de trabalho (mobiliário e ambiente) e o trabalhador. Entende-se que a geração de dados possibilita o fornecimento de diretrizes para ações preventivas e corretivas, que busquem a criação de condições de segurança, saúde e satisfação para o trabalhador e consequente melhora e aumento da produtividade. Entre suas aplicações focou-se a elaboração de laudos técnicos e o ergodesign de mobiliários, ferramentas e ambientes de trabalho.

Saiba mais